A importância da tireoide na puberdade

A importância da tireoide na puberdade

Falamos muito sobre a importância da glândula tireoide na gestação, na manutenção do peso corporal, no desenvolvimento neurológico do bebê, no desempenho cardiovascular e até na saúde dos cabelos, pele e unhas… Uma glândula multifuncional. Um tópico pouco discutido e que merece destaque é a importância dos hormônios tireoideanos no desenvolvimento da puberdade e no estirão de crescimento relacionado a essa fase tão importante e definitiva na vida de todos nós.

Tudo muda no corpo e no comportamento das meninas por volta dos nove anos e nos meninos, por volta dos 11 anos. Nelas, o ovário passa a comandar o processo e neles, os testículos, com  elevação progressivas dos hormônios sexuais, determinando as formas corporais definidas de cada sexo. Em comum a ambos, uma velocidade de crescimento muito além daquela observada na infância, geralmente mais que 10 cm por ano. Em toda essa fase, os hormônios tireoideanos são parte fundamental de todo esse processo, não apenas no estirão de crescimento, mas na evolução dos caracteres sexuais secundários característicos da puberdade.

Por isso, qualquer doença tireoidiana que ocorra nessa fase da vida, pode interferir na evolução normal da puberdade, geralmente atrasando todo o processo, mas podendo causar também antecipação. A alteração mais comum é o déficit de crescimento e o atraso puberal.  A importância da investigação dos casos de baixa estatura na infância e adolescência, a procura de disfunção tireoideana, se deve ao fato de que o tratamento é altamente eficaz.  Podemos assim reverter os problemas do atraso da puberdade e restabelecer um crescimento normal, garantindo uma estatura normal na vida adulta. 

Por Citen às 14h38

Fonte: http://comersemculpa.blog.uol.com.br/arch2013-04-16_2013-04-30.html#2013_04-25_15_38_48-142670378-0

Este post foi publicado emSem categoria. Bookmark o permalink. Fechado para comentários e trackbacks no momento.